“Deixar para amanhã o que você poderia fazer hoje”, essa é a definição de procrastinação para muitos, porém se analisarmos friamente, a frase já é procrastinadora por si só. Na verdade não podemos apenas deixar para hoje mais sim para agora! Afinal, hoje é muito tempo, e você pode acabar empurrando com a barriga para mais tarde.

Procrastinação, um péssimo hábito para o empreendedor

Mas por que as pessoas fazem isso?

A resposta é mais simples do que se imagina, as pessoas sempre estão procurando atividades que são mais fáceis ou prazerosas de serem realizadas, mesmo sabendo que as tarefas que precisam serem feitas poderão levar a um benefício maior no futuro.

O hábito de procrastinar não é de hoje, segundo pesquisas recentes esse mau hábito vem do homem primitivo. Nos primórdios não havia a necessidade de planejar ações futuras, se preocupar com o presente se fazia muito mais necessário. Desse modo, o homem desenvolveu o instinto de reagir a estímulos imediatos mudando o foco de sua atenção, perdendo a concentração na atividade que está fazendo para se preocupar com uma perturbação momentânea.

Vejam só que maravilha! Podemos culpar a evolução da nossa espécie e procrastinar mais um pouquinho. Pelo amor de Deus, não pense nisso!!! Porém esteja ciente que a procrastinação não tem “cura” porém é possível controla-la.

Confira abaixo 5 maneiras de combater a procrastinação.

1. Diminua o seu foco

Foque em uma atividade por vez e, antes que você perceba, o projeto estará pronto. Fazer várias tarefas ao mesmo tempo é prejudicial. O cérebro pode mudar seu foco rapidamente, mas fazer isso o tempo todo diminui a concentração e você não conseguirá finalizar a atividade com êxito.

2. Não perca esse foco

Desligue a televisão e o celular, deslogue das redes sociais e desative avisos de e-mail. Hoje a internet oferece uma quantidade ilimitada de alternativas para escolhermos ao invés do nosso trabalho. E para ser produtivo é necessário deixar de lado tudo aquilo que pode ser utilizado para procrastinação.

3. Se comprometa publicamente

Falar para algumas pessoas que você está realizando tal tarefa e se comprometer a finaliza-la em determinada data é uma boa alternativa, ou então se comprometer se caso não consiga finalizar a tarefa no prazo determinado fará algo para alguém como se fosse uma aposta consigo mesmo.

4. Faça ao menos o básico

O ótimo é inimigo do bom, o perfeccionismo pode custar caro. Pense primeiramente em realizar a tarefa básica com o tempo você vai incrementando, ficar pensando em desenvolver algo perfeito de imediato pode acabar te atrapalhando.

5. Descubra os benefícios de concluir uma tarefa

Pense que o quanto antes você finalizar uma tarefa você receberá o beneficio da mesma. Por exemplo, o quanto antes eu terminasse esse post poderia divulgar a você o meu trabalho e convida-lo a curtir a nossa fanpage e ficar por dentro de novos conteúdos sobre empreendedorismo. É claro que os benefícios variam de tarefas para tarefas e as recompensas também, como ter mais tempo para curtir a família, bater uma bola ou até mesmo para voltar para o Facebook =D.

Procrastinar não é legal, procure controlar os seus instintos e focar no que realmente interessa. Só depende de você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *