Olá amantes da Engenharia Web!

Hoje daremos continuidade em como criar o nosso projeto de navegação web, se caso perdeu a primeira parte não se preocupe, basta clicar aqui (Projeto de navegação Web – Parte 1).

Conforme prometido, hoje falaremos do livro da autora Jennifer Fleming Web Navigation – Designing the User Experience, publicado em 1998 pela editora O’Relly. Infelizmente não há versão em português, uma pena! Pois é um excelente instrumento de trabalho e um verdadeiro guia na hora de elaborar o projeto de navegação de qualquer website, independentemente de sua complexidade.

Se você procura oferecer aos visitantes do seu website uma experiência mais positiva do que recebem, esse livro é de leitura obrigatória!

Livro de Navegação Web

“O projeto de navegação deve ser orientado ao usuário”

De fato! Grave isso em sua mente!

Muitos desenvolvedores deixam que seu gosto pessoal interfira no desenvolvimento do projeto, o que é errado. Por isso há a necessidade de conhecer bem o usuário. Fatores como idade, capacidade intelectual e se o usuário é portador de alguma necessidade especial são pontos importantes a serem pensados. É importante que o desenvolvedor esteja ciente que nem sempre uma solução de um website serve para o outro.

Um ponto bem importante no livro são os 10 fatores de sucesso que levam a excelência em um projeto de navegação web. A autora nos faz avaliar o site de forma que o mesmo possua uma navegação rápida e intuitiva.

          1. Ser facilmente aprendido: O usuário não deve gastar seu tempo tentando aprender como funciona o site, por isso o mesmo deve ser objetivo e sucinto.

          2. Ter consistência: Elementos como menu, rodapé e ícones de redes sociais devem seguir um padrão em todas as páginas para que o usuário possa se orientar pelos elementos que se repetem.

         3. Dar retorno: Utilizar efeitos que dão usuário retorno das suas ações como botões rollover que sofrem modificação quando o usuário passa o cursor sobre eles. Só tome cuidado com as cores do fundo e das letras, pois pode prejudicar a legibilidade do botão.

         4. Estar contextualizado: Não utilizar links com mensagens como ¨voltar a página anterior¨, nem sempre você vai saber qual a origem do usuário. Imagine que o usuário tenha recebido um e-mail com o link de uma subpágina do seu website e assim que ele acessa se depara com um botão escrito tal mensagem, o mesmo ficará confuso e não saberá qual link está atrelado á aquele botão. Termos como ¨clique aqui¨, devem sempre ser procedidos de uma frase que explique o link em questão.

         5. Oferecer alternativas: As páginas devem ser desenvolvidas para que funcionem em diferentes navegadores e dispositivos. Atualmente podemos dizer que é obrigatório que o website seja responsivo devido ao grande número de acesso provindos de dispositivos móveis.

Caros amigos, continuaremos no nosso próximo post com os outros 5 fatores de sucesso para a elaboração de um projeto web.

Nos vemos lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *