Eureka!, Eureca!, Heureka! ou Heureca! É uma exclamação que ficou famosa mundialmente. A expressão significa “encontrei” ou “descobri”, e  é mais antiga do que pensamos, a mesma é atribuída ao matemático grego Arquimedes de Siracusa (287–212 a.C.).

Eureka - Insight empreendedor

E o empreendedor tem o seu momento Eureka?

Com certeza. É o momento da descoberta de uma ideia que pode se tornar o seu empreendimento, mas é importantíssimo ressaltar que esse momento não é provindo do nada, não há possibilidade alguma de vir a sua cabeça uma ideia sem embasamento algum, uma ideia seja ela boa, mediana ou ruim está intimamente ligada ao meio em que vivemos.

Arquimedes pronunciou esta palavra após descobrir o empuxo. Onde o volume de qualquer corpo pode ser calculado medindo o volume de água movida quando o corpo é submergido na água. Mas o matemático já havia estudado muito até chegar a essa descoberta.

Traduzindo em palavras menos científicas, o momento Eureka nada mais é do que você conseguir alinhar os seus conhecimentos e suas experiências, na verdade não reflete simplesmente um momento em específico, mas um processo de construção que depende do seu repertório e da forma como você se conecta ao novo e ao imprevisível.

Todo mundo pode ter vários momentos Eureka, mas será que todos estão preparados para encarar os desafios que a nossa descoberta irá impor?

Essa pergunta deixo para você responder, empreendedor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *