Para gerenciar projetos é inevitável que tenhamos uma boa ferramenta para nos servir de apoio. Algumas ferramentas são mais genéricas, outras especificas para quem trabalha com gestão de projetos ou lidera um PMO (Escritório de projetos), mas todas podem ajudar os gerentes de projetos a ganhar tempo, eficiência no controle de seus projetos e na evolução da maturidade da organização.

Quando falamos em ferramentas para Gerenciamento de Projetos logo vem a mente o Microsoft Project. Os gerentes de projetos consideram o Project um verdadeiro canivete suíço devido ao grande número de recursos relacionados à gestão de projetos. O foco do MS Project são: tempo (datas, duração do projeto, calendário de trabalho), Gráfico de Gantt, modelo para cálculos relacionados a planejamento, Diagrama da Rede, Custos (fixos, não fixos, outros) e uma série de relatórios. O grande entrave é o valor da sua licença, a última versão custa R$ 2700,00. E claro que esse valor espanta, mas hoje mostraremos para você algumas ferramentas gratuitas que podem suprir as suas necessidades e lhe ajudar a gerenciar o seu projeto com êxito.

Asana

Criada por Dustin Moskovitz, jovem que iniciou o Facebook ao lado de Mark Zuckerberger, o Asana já “caiu na graça do povo”, só para se ter uma ideia Dropbox, Pinterest, Samsung e até a NASA utilizam a ferramenta.

O Asana possibilita a criação de listas de tarefas compartilhadas. Dessa forma, é possível ver o responsável por cada tarefa dentro do projeto de forma integral e bem gráfica, seja pela listas de tarefas ou pela função calendário.

A cada atividade atribuída para um membro, o mesmo é notificado via e-mail, assim como também é notificado se a tarefa está próxima de seu dead-line ou se já está atrasada. Ao concluir a atividade, basta marcar como checada e o gerente de projetos é instantaneamente notificado. Se qualquer problema ocorrer na execução do projeto pode ser reportada para quem criou a atividade. Dessa forma a ferramenta se torna peça fundamental para empresas que possuem problemas no gerenciamento do tempo.

Asana

DeskAway

A ferramenta é disponível online e oferece serviços de gerenciamento. A partir da criação de um cadastro, o usuário ganha um sub-domínio, que pode ser o nome da empresa.

Com o DesAway, os gestores podem inserir prazos para as tarefas e acrescentar características para cada uma. É possível administrar três projetos com cinco usuários com o cadastro. A ferramenta permite a utilização gratuita no primeiro mês.

Gantt Project

Como o próprio nome diz o programa permite gerar gráficos de Gantt, maneira bastante visual e de fácil compreensão de como se desenvolve o cronograma completo dos trabalhos.

A grande vantagem dessa ferramenta é que é totalmente gratuita e possui  suporte ao idioma português do Brasil. Com o Gantt Project é possível quebrar o projeto em uma árvore de tarefas e atribuir os recursos humanos e financeiros que têm de ser alocados para cada tarefa. A ferramenta ainda permite ao usuário imprimir os seus gráficos, gerar relatórios em PDF e HTML e importar e exportar dados com o Microsoft Project e aplicações de planilha eletrônica.

OpenProj

O OpenProj é totalmente free, e a sua interface lembra muito a do Microsoft Project, por isso é muito aceito no mercado. Mas não é só a interface o grande atrativo da ferramenta, o OpenProj permite que o usuário construa Gráficos Gantt, PERT, WBS e RBS, gestão de recursos, earned value management. Abre arquivos do Microsoft Project, porém possui formato de arquivo próprio. Os relatórios e gráficos podem ser exportados para XML ou PDF, facilitando assim a migração dos dados para outros programas do gênero.

Clarizen

O software possui diversos recursos que auxiliam os usuários a fazerem a gestão de projetos. Com ele, é possível planejar tarefas, organizar orçamentos e controlar as despesas.

O Clarizen pode ser utilizado por iOS, Android, Mac, Windows e na Web. E está disponível em três versões diferentes: profissional, empresarial e ilimitada. Dependendo da versão, os preços variam entre 30 e 60 dólares mensais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *