Olá pessoal estamos de volta para falar sobre Gerenciamento de Projetos, e hoje vamos falar do famoso PMBOK, um super guia que funciona como um manual do Gerente de Projetos e também das redes interessadas no projeto, os Stakeholders.

PMBOK

O Project Management Body of Knowledge, também conhecido como PMBOK é um conjunto de práticas em gestão de projetos ou gerência de projetos pelo PMI e constitui a base do conhecimento em gerência de projetos.

Se estiver perdido nesse post, sugiro que você leia primeiro sobre o que é o PMI, basta clicar aqui.

PMBOK

O PMBOK fornece e promove um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos possibilitando o intercâmbio eficiente de informações entre os profissionais de gerência de projetos. O Guia fornece diretrizes para o gerenciamento de projetos individuais. Ele define o gerenciamento e os conceitos relacionados e descreve o ciclo de vida do gerenciamento de projetos e os processos selecionados. Não se trata de uma metodologia de gerenciamento de projetos e, sim, de uma padronização, identificando e nomeando processos, áreas de conhecimento, técnicas, regras e métodos. Todavia, pela sua imensa importância internacional, ele se transformou em um padrão e é fonte de inspiração para quase todas as metodologias existentes.

A escritora Kim Heldman em seu livro Gerência de Projetos – Guia Para o Exame Oficial do PMI – 5ª Edição – ressalta que o guia é estruturado em processos e subprocessos para descrever de forma organizada o trabalho a ser realizado durante o projeto, e é amplamente reconhecido como boa prática. Essa abordagem se assemelha à empregada por outras normas como a ISO 9000/01 e o CMMI.

O gerenciamento de projetos, segundo o PMBOK, identifica e descreve nove áreas de conhecimento. Essas áreas são organizadas em um total de 44 processos. Estes processos se interagem e relacionam-se ligados por suas entradas, ferramentas e técnicas e saídas. As entradas são elementos que fornecem subsídios que influenciam o processo. As ferramentas e técnicas são mecanismos aplicados às entradas para criar as saídas. As saídas são elementos resultantes do processo.

Redes interessadas em projetos (Stakeholders)

Segundo o PMBOK, as redes interessadas são pessoas ou organizações ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados pela execução ou término do projeto. Sendo conhecidos como Stakeholders. Completa o PMBOK, que elas também podem exercer influência sobre o projeto, suas entregas e sobre os membros da equipe. Desta forma, o projeto não está estanque a ações ou interferências externas que possam afetar seu desempenho ou até mesmo o cumprimento de seus objetivos.

Stakeholders

Os principais stakeholders do projeto:

  • Gerente de projetos: A pessoa responsável pelo gerenciamento do projeto.
  • Cliente/usuário: A pessoa ou organização que utilizará o produto do projeto.
  • Organização executora: A empresa cujos funcionários estão mais diretamente envolvidos na execução do trabalho do projeto.
  • Membros da equipe do projeto: O grupo que está executando o trabalho do projeto.
  • Patrocinador (Sponsor): A pessoa ou o grupo que fornece os recursos financeiros, em dinheiro ou em espécie, para o projeto.
  • Fornecedores: Pessoas ou grupos que não estão diretamente relacionados à aquisição ou ao uso do produto do projeto mas que, devido à posição de uma pessoa na organização do cliente ou na organização executora, podem influenciar, positiva ou negativamente, no andamento do projeto.
  • PMO (Project Management Officer): Um escritório de projetos (PMO) é uma unidade organizacional que centraliza e coordena o gerenciamento de projetos sob seu domínio. Um PMO também pode ser chamado de “escritório de gerenciamento de programas”, “escritório de gerenciamento de projetos” ou “escritório de programas”. Um PMO supervisiona o gerenciamento de projetos, programas ou uma combinação dos dois.

Por hora é isso pessoal, agora que sabemos o que é o PMI, a certificação PMP, o Guia PMBOK e os Stakeholders estaremos em breve retornando com posts para aprendermos mais ainda sobre Gerenciamento de Projetos.

Até lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *