Olá amigos, chegou a hora de darmos continuidade ao nosso post sobre a importância do Gerenciamento de Projetos. Se caso tenha perdido não se preocupe, basta clicar aqui e acessá-lo.

Hoje vamos falar do PMI e da certificação PMP. É através de um estudo desses dois que entenderemos a maneira correta de gerenciar os nossos projetos.

PMI

PMI

Fundado em 1969, na Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos, por cinco voluntários. O Project Management Institute (PMI) é uma organização sem fins lucrativos com membros associados em todo o mundo. A sua missão é fomentar o profissionalismo e a ética em gerenciamento de projetos.

O PMI é a uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos. O instituto auxilia mais de 700.000 membros. Desde 1998, presente no Brasil, o instituição conta hoje com 13 secções (chapters) no país, com 8000 associados e mais de 4 mil profissionais certificados pela organização.

O PMI oferece seis certificações que atestam conhecimento e competência, dentre as quais, a de Profissional em Gerenciamento de Projetos (PMP), que conta com mais de 370.000 profissionais certificados em todo mundo. Os salários e oportunidades de carreiras dos profissionais certificados demonstram que os empregadores reconhecem o valor agregado por aqueles que possuem essas certificações.

Como ser um gerente de projetos certificado?

 

Gerente de Projetos (PMP)
Gerente de Projetos (PMP)

PMP

Desde 1984, o PMI tem se dedicado a desenvolver e manter um rigoroso programa de certificação profissional para promover o crescimento da profissão de Gerenciamento de Projetos. A certificação do PMI (PMP) é a credencial mais reconhecida mundialmente para indivíduos envolvidos com o Gerenciamento de Projetos. A certificação atesta que você tem formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos.

Visando garantir a credibilidade da instituição, para se candidatar a certificação PMP é necessário atender a alguns requisitos:

  • Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente)
  • Mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos
  • Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos

OU

  • Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente)
  • Mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos
  • Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos

Após essa etapa de avaliação o candidato poderá prestar o exame de certificação.

O exame medirá a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas que são utilizadas na prática de gerenciamento de projetos. As especificações do exame foram inicialmente estabelecidas em 1997, após o PMI ter feito uma análise do mercado. O exame de certificação PMP consiste de 200 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas cada, desenvolvidas e validadas por profissionais que já detêm a credencial. Os candidatos devem acertar 106 de 175 questões do exame.  O exame contém ainda outras 25 questões que não são consideradas para a nota final, porém o candidato não é informado sobre quais são estas questões. O exame é revisado anualmente para satisfazer determinadas especificações e garantir que cada questão tenha uma fonte de referência.

Como um novo membro do PMI, você vai pagar (em Dólares Americanos) $139,00 ($129,00 pela filiação e $10,00 pagos por um novo membro). Você vai pagar também $20,00 para participar das atividades locais de sua Seção (Chapter), somando $159,00. O exame em computador custa $555,00 se você não é filiado e $405,00 se você for filiado. A diferença é de $150.00, apenas $9,00 a menos do que os $159,00 que você vai gastar para se filiar. Já no caso do exame em papel, a soma da taxa de filiação com o custo do exame para membro é 84 dólares maior do que o custo do exame para não membro do PMI, uma diferença um pouco mais considerável.

Você deve, porém, incluir na conta as publicações grátis, descontos em cursos, livros, etc., que você recebe como membro. Desse modo, ser um membro do PMI antes de fazer o exame acaba sendo uma vantagem e não uma desvantagem.

Mas a maior vantagem de todas é sem dúvida é no mercado de trabalho. Ter uma certificação PMP significa que você tem milhares de horas de experiência na bagagem, passou por um rigoroso exame e mantém a sua certificação atualizada a cada ano com novos e permanentes aprendizados.

Por hora é isso pessoal, no nosso próximo post vamos falar sobre a bíblia do gerenciamento de projetos. O famoso PMBOK, nos vemos em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *