Olá, amigos da Educamind.

Tive o grande prazer de trabalhar com Gerenciamento de Projetos em uma empresa de games em São Paulo e posso dizer que o aprendizado nesse período foi ímpar. Estudei muito, foi um período estressante porém de grande aprendizado, e quando fui convidado para escrever um post sobre Gerenciamento de Projetos no blog do Tiando fiquei muito feliz. Pois é a oportunidade que tenho de compartilhar com você leitor todo o aprendizado que adquiri nesse período da minha vida.

É claro que passar tudo o que aprendi nos livros, artigos, revistas, podcasts e claro na trincheira (na prática)  em um único post é impossível. O conteúdo seria imenso, a leitura cansativa e você com certeza não iria absorver 10% do que pretendo passar, por isso vou fragmentar os posts para facilitar a interpretação do assunto.

Pois bem chega de conversa e vamos ao que interessa.

Vamos falar sobre Gerenciamento de Projetos =)

 

Gerenciamento de Projetos

 

Projetos são desenvolvidos aos milhares ao redor do mundo, porém a grande maioria não consegue alcançar os objetivos previstos, não cumprem adequadamente o escopo e o cronograma, ficam mais caros que o previsto e não geram satisfação nem para o cliente e nem para a empresa que o desenvolve. Muita dessas falhas se devem a não utilização de uma metodologia adequada para o gerenciamento de projetos.

Gerenciar projetos de forma eficiente é um grande desafio dos tempos modernos. Superar este desafio é estar preparado para gerenciar projetos de forma planejada e profissional. Vivemos numa velocidade alucinante onde somos compelidos a aprender e produzir cada vez mais, em cada vez menos tempo. As organizações encontram-se hoje inseridas em um ambiente globalizado, amplamente competitivo, sujeito a rápidas e grandes mudanças, e precisam cada vez mais inovar seus produtos e serviços.

A boa prática de gerenciamento de projetos produz resultados expressivos para as organizações como: redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; aumento no tempo de vida dos novos produtos, aumento de vendas e receita, aumento do número de clientes e de sua satisfação e aumento da chance de sucesso nos projetos.

Projeto, projeto, projeto e projeto….

Já usei essa palavra diversas vezes ao decorrer do texto, mas você sabe exatamente o que é um projeto?

Não há autor no mundo que explique o que é projeto de maneira mais correta que o Project Management Institute (PMI), através do Guia PMBOK .

Segundo o Guia PMBOK® (2008, p.11), projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e término definidos. O término será alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário.

Você deve ter ficado curioso para descobrie o que é PMI e PMBOK, calma…. irei explicar. Mas isso é assunto para o nosso próximo post.

Nos vemos em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *