Olá tripulantes da nave Educamind, depois de observar algumas conversas informais com colegas de profissão, observar algumas dúvidas de alunos, pousamos nossa nave em uma questão muito comum, mas que geralmente derrapamos para nos explicar, e pretendo abordar em meu primeiro post aqui na Educamind.

Afinal de contas o que um web designer faz?

Web Design

Bom, primeiramente devemos conhecer um pouco da área de web design como um todo, que segundo a enciclopédia mais popular da web (ou uma das mais!) a Wikipédia diz:

Legal, bem direta essa afirmação, mas essa é a área como um todo vamos nos aprofundar um pouco mais no profissional web designer.

Nos primórdios da web, o web designer era o cara que sentava na frente do PC e produzia um website, simples assim, quer dizer hoje em dia isso e um absurdo, pois antigamente não existia a preocupação com o planejamento estratégico, com a arquitetura da informação( o que torna a navegação mais intuitiva e simples para o usuário), a única preocupação do web designer antigamente era com o layout e o desenvolvimento do site. Com o avanço da tecnologia essas atribuições citadas ganharam uma atenção maior.

Hoje o web designer tem a função de elaborar a parte estética (visual) e funcional (usabilidade) de um web site.

Certo, mas do que eu preciso ter para ser um web designer?

Chegamos na parte interessante, é difícil dizer EXATAMENTE o que um web designer deve saber, mas basicamente, o “feijão com arroz” são as linguagens de marcação e de estilização:

  • HTML (HyperText Markup Language);
  • CSS (Cascading Style Sheets).

Para desenvolver nessas linguagens é necessário conhecer alguns editores de códigos, alguns que indico são Sublime Text, Netbeans, Notepad++, Dreamweaver (Esse eu não aconselho para quem está aprendendo, futuramente pretendo fazer um artigo sobre editores de código, aguardem!).

Alguns softwares de edição de imagens são necessários como:

  • Adobe Photoshop;
  • Adobe Fireworks;
  • Adobe Illustrator;
  • Gimp;
  • Corel Draw.

É importante para o web designer conhecer bem a linguagem de script JavaScript e seu framework jquery que são responsáveis pelas ações do website.

E as linguagens de programação?

Bem aqui entramos em um terreno espinhoso, não é necessário ser um especialista, mas ter um conhecimento em algumas linguagens como PHP, Asp, e também ter conhecimento em banco de dados é um diferencial para esse profissional, mas lembre-se o web designer não tem que ser um especialista em programação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *