Caros tripulantes da nave Educamind, depois de uma loooooooonga espera finalmente falaremos sobre qual modelo de site escolher responsivo ou mobile? Caso você não tenha visto o post anterior veja aqui.

Para ler esse post eu recomendo ouvir o famoso “melô do danone”, a música “Get down on it” da banda Kool & The Gang.

Qual a melhor escolha na hora de desenvolvermos um site, responsivo ou mobile? Esse assunto é polêmico, mas é possível chegar a um denominador comum, neste post apontarei algumas vantagens e desvantagens de cada lado, para que você desenvolvedor tenha as informações necessárias sobre as duas plataformas no momento da escolha.

Sites Responsivos

responsivo

É notório que a cada ano a quantidade de acessos a internet via celulares e tablets cresce de maneira significativa, incrementando cada vez mais o volume de tráfego via mobile, e é muito provável que você já acessou algum site pelo celular ou tablet.

Para lidar com tantas resoluções de tela diferentes desenvolver um site responsivo é essencial nesse cenário, pelo fato de sites responsivos se adaptarem ao layout do aparelho que usamos para acessá-lo, dessa forma botões, textos e todas as áreas do site são reformatados de acordo com a resolução de tela possibilitando ao usuário a melhor experiência de navegação independente do aparelho que estiver acessando.

Abaixo seguem algumas vantagens do site responsivo:

  • Oferecer a melhor experiência ao acessar o site independente do meio utilizado(seja smartphones, tablets, notebooks, pc’s desktop, etc…), isso melhora a navegação pois o site  é carregado mais rápido e a identidade visual se mantém sempre a mesma.
  • Para gerir um site responsivo é muito prático, ao ter que se fazer manutenção no código a alteração é feita em um único local, pois o código é o mesmo para todas as plataformas.
  • As métricas são unificadas, o que ajuda a mensurar melhor os dados para o SEO pois o mesmo código se adapta a diversos ambientes não tendo a necessidade de alterar as metatags do SEO.
  • Acessível em todos os navegadores.

Abaixo seguem algumas desvantagens do site responsivo:

  • O tempo gasto testando o site em aparelhos diferentes e utilizando de hacks e media queries para dispositivos específicos, é considerável e isso deve ser avaliado pois impacta diretamente nos prazos de entrega do projeto.
  • Sites responsivos costumam ser mais lentos, dependendo da forma como foram construídos podem demorar a carregar pois suas páginas possuem o mesmo tamanho de arquivos do que os do computadores desktop e o tamanho dos arquivos de páginas e para o tempo de carregamento são praticamente os mesmos em diferentes dispositivos e resoluções.

Sites mobile

mobile-celular

Desenvolvimento mobile

Ao observarmos os sites responsivos somos atraídos pela tentação de ter um site que se adapte a qualquer ambiente, logo vem na nossa cabeça a idéia: “Isso é legal meu site se adapta a tudo e já é o suficiente!”. Mas não é bem assim, e se você pudesse criar uma versão exclusiva do seu site desktop para aparelhos mobile(tablets, celulares)? Dessa maneira podemos gerar uma experiência de acesso exclusiva ao usuário.
Vamos a alguns dados um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indica que até 2016, a internet ganhará cerca de 40 milhões de novos consumidores. E tem mais grande parte dos usuários estão em aparelhos mobile: foi feita uma pesquisa intitulada “Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira” nela o número de consumidores que declararam acessar a internet por telefonia móvel cresceu 65% em 2014, em relação ao ano anterior o crescimento foi de 40%.
Algumas vantagens dos sites mobile:
  • Uma url própria, um site mobile tem uma url só pra ele com o “m.” na frente além de possuir um código HTML, CSS, e scripts mais enxutos, e uma boa notícia: o google melhora o ranking para sites com “m.”;
  • Proporciona uma experiência exclusiva para esse público, temos que considerar que quem acessa por aparelhos móveis geralmente utiliza os pacotes de dados das operadoras e precisam controlar o consumo de informações a serem carregadas, desenvolver um site levando isso em consideração é uma grande vantagem;
  • Sites mobile são desenvolvidos visando uma navegação simples e objetiva, isso torna as coisas mais fáceis de usar e entender;
  • Desenvolvimento mais rápido por um fator: o site mobile precisa ser mais simples do que o desktop por isso eles podem ser lançados em menos tempo, com custos mais baixos;
  • Algumas funcionalidades podem fazer parte do site mobile: ligações telefônicas com apenas um toque, geolocalização podem ser implementadas nesse tipo de site.

Algumas desvantagens dos sites mobile:

  • Sites mobile necessitam de mais de uma url(pelo menos 2 uma para versão desktop e outra para os aparelhos mobile);
  • O SEO, será necessário pensar em mais de um ambiente, isso poderá custar mais;
  • Redirecionamentos, os usuários de dispositivos mobile serão direcionados para a versão correspondente e o do desktop também o que pode adicionar um tempo a mais de carregamento na página, além da possibilidade de haver erros em diferentes dispositivos.

Conclusão:

A escolha sobre qual o tipo de site será desenvolvido envolve uma série de fatores, qual o segmento da empresa que quer o site, se há realmente uma necessidade de se criar uma versão mobile ou responsiva, esse artigo teve como objetivo fazer um apanhado geral dos fatos para munir o desenvolvedor de informações sobre os dois tipos de desenvolvimentos para ajudar na decisão. Espero que com isso você leitor possa estar bem servido no momento de apresentar um projeto ao seu gestor/cliente.

Um grande abraço e até o próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *